6 cuidados importantíssimos antes de reformar seu apartamento

Algumas dicas poderão reduzir até 40% do seu custo com a obra e evitar retrabalho.

O condomínio é um espaço coletivo. A ideia é simples, mas a prática dela – se mora em apartamento, sabe – é complexa. Se até a furação de uma parede pode gerar um dano estrutural ou um incômodo aos vizinhos, imagine uma reforma… Pois é.

Por isso, vale a pena lembrar que planejamento, diálogo e, acima de tudo, respeito pelo ambiente coletivo são regras de ouro para garantir uma reforma de qualidade. Para te ajudar, resumimos nossos conselhos a seis dicas## Converse com o síndico e o zelador

Antes de tudo, consulte se não existe algum impedimento temporário à sua obra. Exponha a eles seu problema ou desejo, pergunte, tire todas as dúvidas.

Respeite as normas do condomínio

Solicite o regimento do condomínio ou documento semelhante com instruções sobre reformas. Não confie em opiniões de fora da gestão ou no que vê em outros apartamentos. Estruturas ou equipamentos (como ar-condicionado) podem estar em instalações irregulares, o que, cedo ou tarde, se segui-los, vai prejudicá-lo também.

Atenção às plantas estruturais e elétricas

É muito importante deixar à disposição dos técnicos as plantas do apartamento. Com elas, o trabalho deles se torna mais fácil, preciso, correto e sem consequências futuras ao seu imóvel ou ao bloco todo.

Acompanhe o serviço

Durante uma reforma, você é o elo entre os prestadores de serviço e a gestão do condomínio ou até em relação aos outros condôminos. Então, vale a pena ficar por perto.

Bom senso: atenção à emissão de ruído

Por mais que a reforma possa ocorrer em horário permitido pelo condomínio, fique atento. Lembre-se de que há crianças, idosos, doentes e pessoas que precisam descansar de dia para trabalhar à noite. Se preciso, avise o prestador de serviço sobre algum barulho excessivo, se é possível reduzi-lo.

Assim, com atenção a essas dicas simples e uma boa dose de bom senso, é possível realizar uma ótima reforma, sem consequências técnicas e nem sociais. Seu patrimônio agradece, e seus vizinhos continuam adoráveis. Precisou? Escolha uma equipe de confiança!

A DW Reformas atende em Piracicaba (SP) e região pelo telefone +55 19 3435.3354. Seja qual for seu problema residencial, a gente resolve!

Precisa de ajuda em seu projeto de Climaticação de ambientes?

Nós te ajudamos gratuitamente a calcular sua economia e tirar o seu projeto do papel (sem compromissos).