Apartamento: 11 dicas para não incomodar os vizinhos
Uma questão de empatia
Ah, apartamento… E lá está você atrás de mais tranquilidade, segurança e comodidade. Muitas pessoas acertam na escolha. Outras, erram no vizinho. Afinal: ele, ninguém escolhe.
E o campeão de reclamações é o barulho. O “toc-toc” de calçados, os arrastões de móveis, as batidas de portas e o home-theater poderoso… No começo, quando o novo lar é novidade, você nem liga. Mas, com o tempo, ou com o aumento da intensidade dos ruídos, sua tranquilidade pula do terceiro andar.
No entanto, antes de criticar o vizinho, temos que dar o exemplo. Separamos algumas dicas:
1. Respeite os horários do condomínio
A maioria dos condomínios tem horários pré-estabelecidos para reformas, mudanças e recebimento de entregas. Respeite-os.
2. Seja autocrítico
Durante um dia, observe com atenção a movimentação dentro do seu apartamento. Na correria do dia a dia, esquecemos de detalhes como o manuseio de portas, gavetas, janelas.
3. Elimine o ‘toc-toc’
Calce os calçados de sola mais dura perto de sair ou mesmo próximo à porta. Atenção especial ao salto alto e ao sapato social.
4. Tapete nunca é demais
Tapetes e carpetes reduzem bastante o atrito com o chão, além de tornarem o ambiente mais belo e aconchegante.
5. Calma na faxina
Evite arrastar móveis, bater ou esfregar com força e derrubar objetos. Se puder escolher, faça-a de dia.
6. Abuse no feltro
O feltro adesivo, quando devidamente instalado nos pés de cadeiras, mesas e móveis em geral, reduz o ruído do arraste, além de preservar o piso.
7. Animal de estimação
Você sabe o que seu pet anda fazendo à noite? Não? Observe. Uma simples brincadeira com a bolinha, por exemplo, pode gerar um ruído incômodo do lado de baixo. Prefira brinquedos macios ou emborrachados.
8. Oriente sua família
Converse com todos, principalmente sobre uso da sacada, aparelhos de som, calçados e móveis. Nada como o diálogo para moldar os bons hábitos.
9. Áudio e vídeo
Oriente sua família quanto à utilização correta de home-theater, aparelhos de som, televisão, videogame, brinquedos e computador. Fechar as janelas também ajuda.
10. Oriente as visitas
Com educação (e descontração, claro!), não há problema algum em fazer isso. Elas entenderão. As visitas que moram em casa, principalmente, são acostumadas a conversar num tom de voz mais alto.
11. Telefone
Verifique o volume de toque de todos os telefones da casa. E, ao falar ao telefone, evite fazê-lo na sacada. Ela engana. Na maioria dos edifícios, pode-se ouvir com clareza a conversa do vizinho, mesmo com a janela fechada.
Precisou? É só chamar!
A DW Reformas atende em Piracicaba (SP) e região pelo telefone +55 19 3435.3354. Seja qual for seu problema comercial ou residencial, a gente resolve!